domingo, 11 de dezembro de 2011

RICHARD “RIP LEE” PRYOR


Denilson & Rip Lee

Alguns bluesman trazem no seu DNA a tradição do Blues e, este, parece ser o caso de Richard “Rip Lee” Pryor. Filho do falecido mestre do Blues Snooky Pryor – famoso por eletrificar a harmônica – Rip Lee nasceu em 17 de abril de 1958, em Chicago, Illinois. Muito jovem, pegava as harmônicas que seu pai descartava, para sair soprando, mas quando jovem, tocou mesmo foi guitarra em uma banda de Soul. Só em 1992, formou uma banda de Blues com seu irmão Earl Pryor, tocando guitarra e gaita.

Buscando mais experiência, Rip Lee passou a fazer shows e gravar com seu pai até gravar seu próprio trabalho, o disco “Pitch a Boogie Woogie”, em 1998, onde toca praticamente todos os instrumentos na maioria das músicas. Segundo a crítica, este trabalho pode ser considerado um verdadeiro tesouro do Blues de Chicago. Além  da influência de seu pai, Snooky Pryor, possui grande referência de Jimmy Reed e Big Walter Horton.

Richard Pryor esteve em Porto Alegre dia 27 de novembro de 2011, para apresentação no Átrio do Santander Cultural. Fez uma apresentação calcada na sonoridade da harmõnica, trocando de gaita a cada mudança de tom que a música tocada pedia. Tocou um violão elétrico, onde fazia a condução da música e tentou algum contato com o público. Num primeiro momento, esteve só no palco e depois chamou o baterista argentino Adrian Flores e apresentou músicas de seu disco como "Pitch a Boogie Woogie". Empolgado com a receptividade do público, acabou extrapolando o horário previsto para a apresentação. O público, é claro que agradeceu.

Texto: Denilson Rosa dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário