domingo, 7 de agosto de 2011

PHIL GUY – QUASE ACÚSTICO


Denilson & Phil
Já havia tido a oportunidade de ver Phil Guy duas vezes. Mas desta feita havia um ingrediente diferente: os organizadores prometeram um show acústico. De qualquer forma, não poderia perder a oportunidade de rever, mais uma vez, o irmão mais novo do mestre Buddy Guy. Isto mesmo, para quem não acompanha o Blues ou lhe falta informação. O sobrenome não é apenas uma coincidência; nas veias de Phil corre o mesmo sangue de Buddy. Mas não é o momento de fazer comparações entre suas carreiras, pois Buddy Guy atingiu o status de Mestre do Blues e aí, não tem comparações: mestre é mestre!
Seja como for, Phil Guy tem uma carreira importante, inclusive tocando na banda de grandes nomes do Blues, como a do próprio irmão. E hoje mantém uma bem sucedida carreira solo, com diversos discos lançados; sete ao todo. Esta apresentação de Guy ocorreu dia 15 de julho de 2007 no auditório Átrio do Santander Cultural em Porto Alegre. Embora o folder anunciasse “uma das raras apresentações acústicas” de Phil, na realidade foi “quase acústica”. Guy, que faz o chamado “blues elétrico de Chicago”, não consegue se separar de sua fender telecaster amarela. Subiu acompanhado de baixo e da gaita de Gaspo, um dos principais nomes da harmônica em Porto Alegre.
Neste formato, guitarra/baixo/harmônica/voz, Phil Guy foi tocando standers do Blues de uma forma simples, como se estivesse em uma esquina qualquer de Chicago, mas com a alma que só aqueles que nasceram e se criaram com o Blues são capazes de fazer. O público, por sua vez, foi caloroso com Phil, deixando-o à vontade, inclusive, para fazer um Blues para Porto Alegre. Depois de 1 hora de Blues, que culminou com a clássica “Sweet Home Chicago”, Phil Guy ainda foi paciencioso para tirar fotos e apertar a mão dos ávidos fãs do Blues.
Ps.: Este artigo é uma homenagem a Phil Guy que morreu de câncer de próstata em agosto de 2008 em Chicago Heights, Illinois, poucos meses após ser diagnosticada.

Texto: Denilson Rosa dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário