domingo, 7 de agosto de 2011

BUDDY GUY


Buddy Guy é considerado um discípulo de BB King, embora tenha onze anos menos. Mas também é inspirador de músicos como Eric Clapton – quem já não viu Clapton tocando Blues ao lado de Buddy? Guy começou a pegar em guitarra aos 12 anos. Em 1959 era guitarrista na banda de Muddy Waters. Em sua carreira solo fez trabalhos com o gaitista Júnior Wells e fusões com o jazzista Milles Davis. Pois esta fera do Blues esteve em Porto Alegre no dia 03 de dezembro de 1995, tocando no Salão de Atos da UFRGS.

O show estava previsto para as 21h, mas começou como sempre atrasando um pouquinho. No saguão do teatro encontrávamos grandes nomes do Blues gaúcho e da imprensa local, o que dava uma mostra do valor que Buddy Guy representa. Buddy Guy sobe ao palco acompanhado de três excelentes músicos e logo a galera entra em transe com os riffs blueseiros do mestre. Buddy é mais do que um bluesman, é um showman. Não para um minuto no palco, anda de um lado para o outro, agita o público com caras, bocas e gritos. Parece transar com sua guitarra, até fazê-la gemer. Mas ele não fica só no palco, vai até a platéia. Usa as unhas de uma moça como palheta, dá o microfone para a platéia cantar e fica andando pelos corredores do teatro. E o público delira ao tocar no mestre e em sua fender preta de bolinhas. Teve até quem beijasse os pés do mestre, como que o santificando.

Os músicos que tocaram com Guy eram realmente muito bons. O solo do baixista – infelizmente não consegui o nome dos músicos – foi arrasa quarteirão, o cara demoliu. O baterista no final de seu solo saiu correndo em direção a platéia como se estivesse comemorando um gol. Quanto ao guitarrista que acompanhou o mestre, mostrou alma, técnica, e uma excelente voz nas músicas em que cantou. Está pronto para uma carreira solo. Mais uma vez pudemos conferir outra lenda do Blues aqui em Porto Alegre. O show teve aproximadamente 1h e 30min e terminou com a clássica Mustang Sally.


Texto: Denilson Rosa dos Reis

Ilustração: Alex Doeppre

Nenhum comentário:

Postar um comentário