sexta-feira, 17 de junho de 2011

GIGANTES DO BLUES


Porto Alegre ou, podemos dizer, o Rio Grande do Sul, também tem seus “gigantes do blues”. A música que nasceu nos campos de plantações de algodão no Mississipi, sul dos Estados Unidos também tem seus seguidores – sim, o blues é quase uma religião, por isso seus apreciadores são chamados de seguidores – no Rio Grande do Sul. Isto ficou mais uma vez comprovado na festa de 3 anos da Confraria do Blues, evento que leva ao palco do Believe Studio Pub, todas as sextas-feiras, nomes do blues local e até nacional.


Para comemorar estes 3 anos de confraria, a produção chamou ninguém menos do que o ícone do blues gaúcho, Solon Fishbone. O guitarrista foi o responsável por marcar o blues gaúcho no cenário nacional com gravações de discos de reconhecimento em todo o país e com participações nos principais eventos blueseiros do Brasil. Solon também inspirou toda uma nova geração de guitarristas a seguirem os caminhos da escala pentatônica e comporem blues do mais alto nível. O convidado, mais do que de honra, para este show foi Fernando Noronha. Aluno de Solon, Noronha tem conquistado uma carreira internacional, levando o blues gaúcho para os Estados Unidos e Europa, tocando ao lado de grandes nomes e mestres do blues mundial.


Além dos “gigantes” Solon & Noronha, a noite do blues começou com a banda da casa, a Confraria Blues Band, chamando uma série de convidados para dar uma “canja”, seja na guitarra com o Azambuja, no baixo com Luciano Albo, na harmônica com Andy Boy ou nos vocais com Alicia Azambuja. Na noite do dia 04 de dezembro de 2009, o público do Believe apreciou o que há de melhor do blues produzido em Porto Alegre. Ver Fishbone e Fernando Noronha num clima de confraternização levou o público ao delírio mântrico que só o melhor blues pode proporcionar.


Texto: Denilson Rosa dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário